_MEMÓRIAS DE UMA CAIPIRA_

_MEMÓRIAS DE UMA CAIPIRA_

Este espaço virtual, criado em 2008, é fruto de minhas andanças e incursões pelo ofício etnográfico na Ilha de Cananéia, no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, onde pretendo deixar minhas impressões como caminhante, ou tal como diria Helena P. Blavatsky, Lanu.

E no cais se fez história...

E no cais se fez história...
Das memórias imemoráveis dos moradores mais antigos, perpassando por suas bocas seus "causos", saberes e sabores desta ilha, esta caipira mantêm os olhos abertos e a mente relativizadora para fazer-se instrumento de captura dessas histórias de degredados, índias, sereias e sacis que cruzam esta Mata Atlântica e este estuário. Seja bem-vindo a este espaço onde os mitos e lendas que compõem a oralidade caiçara criam e recriam com seus "causos" que se espalharam para além mar. Prepare-se para encontrar tesouros perdidos, passagens secretas, pois a viagem ao imaginário do ilhéu acabou de começar... _Créditos Fotográficos Bianca Lanu_

2 de fevereiro de 2010

Cananéia, o primeiro povoado do Brasil

Este primeiro povoado brasileiro, que em 1502 já tinha degredados da Coroa Imperial Portuguesa habitando esses lagamares, fruto da miscigenação entre as etnias indígenas, européias e africanas, é permeado por “causos” contados até hoje pelos moradores tradicionais, repletos de aventuras, descobertas, batalhas entre nativos e piratas, navios afundados e seres míticos, recriando fatos históricos e folclóricos repassados a novas gerações, que caracteriza seu povo, sua cultura, seus saberes e sabores!

Em 2009, compilei algumas dessas lendas e histórias contadas em um livro voltado ao público infantojuvenil, iniciativa apoiada pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), em seu Edital Promoção da Continuidade das Culturas Tradicionais, em parceria com a Cooperativa Cultural Brasileira (CCB).

O livro "Histórias e Lendas Caiçaras de Cananéia", organizado por Bianca Cruz Magdalena e ilustrado em aquarela pelo artista plástico Felipe Augusto, pode ser adquirido através do correio eletrônico: lunabianka@yahoo.com.br. Entrem em contato!

Abaixo seguem suas histórias narradas!

Boa leitura!



Bianca Lanu

Nenhum comentário: