_MEMÓRIAS DE UMA CAIPIRA_

_MEMÓRIAS DE UMA CAIPIRA_

Este espaço virtual, criado em 2008, é fruto de minhas andanças e incursões pelo ofício etnográfico na Ilha de Cananéia, no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, onde pretendo deixar minhas impressões como caminhante, ou tal como diria Helena P. Blavatsky, Lanu.

E no cais se fez história...

E no cais se fez história...
Das memórias imemoráveis dos moradores mais antigos, perpassando por suas bocas seus "causos", saberes e sabores desta ilha, esta caipira mantêm os olhos abertos e a mente relativizadora para fazer-se instrumento de captura dessas histórias de degredados, índias, sereias e sacis que cruzam esta Mata Atlântica e este estuário. Seja bem-vindo a este espaço onde os mitos e lendas que compõem a oralidade caiçara criam e recriam com seus "causos" que se espalharam para além mar. Prepare-se para encontrar tesouros perdidos, passagens secretas, pois a viagem ao imaginário do ilhéu acabou de começar... _Créditos Fotográficos Bianca Lanu_

19 de fevereiro de 2010

É tudo caipira memô, uia


Aqui tem caiçara e tem caipira, tem sim Senhor!


Por Lucas Puntel Carrasco,
extraído de Almanaque Brasil com ilustrações de Laura Andreato

_junho de 2008_


“Ô de casa! Se a roça render viçosa pro mutirão que ajudar a colheita, então a Folia do Divino vai ter bastante fartura esse ano.” Assim começa o mês de junho pro caipira. Filho do interior, herdeiro da sabedoria indígena, do labor imigrante e de superstições africanas, esse caboclo da terra aparenta pouca vaidade, mas tem um punhado de causo pra contar a quem quiser acreditar. Se achega então pra uma conversa ao pé do fogo. O bule de café tá em riba do fogão de lenha estalando na varanda do sítio. Vamo chegando!

Ó só…Não é de qualquer toco no chão que brota o jeito caipira de ser. Precisa fazer coivara, queimar a terra e rezar pras águas caírem. Só então, com seis dias de trabalho no risco, a cultura em apreço vem saída ao sol. Pragas e ervas daninhas fofam terra mais cansada. Isso também carpimos neste Especial Caipira. No mês do caboclo, já arregalando na folhinha em 24 de junho, este Almanaque resolveu contar pra vosmecês uns causos cheios de sotaque típico do interior paulista, e mineiro, e matogrossense…

Nascido em uma cultura marginalizada já na origem – “do entrechoque do invasor português com índios silvícolas e negros africanos”, para Darcy Ribeiro –, e além de tudo meio capenga pelo andar da carruagem, o modo de vida rústico do caipira resiste como Deus permite. Mas, como o “Hómi” é bão, ele dá muita sabedoria pra quem vive no mato, perto das plantinhas, e por isso diz-se que diz-se que o caipira guarda no quintal um chazinho pra cada tristeza, não é mesmo? Pois só de olhar pro céu o sujeito já sabe te dizer quando vai pingar chuva na flor do cafezal. Tá com piolho, nêgo? Esfrega bem no cocoruto chá de erva-doce com vinagre, que é uma belezura pra matar bicho… E não pensa que assombração da mata é só mentiraiada que inventam lá na roça pra impressionar, não. Ocê quer ver outra coisa? Então senta aí que vai ouvir por que o caboclo risca naquele pinho tanta moda sobre passarinho.

Quando chega junho, ê vem a Folia do Divino, ê vem os fogos de São João, ê povo animado. Quanta festança, sô! Balancê, anarriê, caminho da roça…


Nenhum comentário: