_MEMÓRIAS DE UMA CAIPIRA_

_MEMÓRIAS DE UMA CAIPIRA_

Este espaço virtual, criado em 2008, é fruto de minhas andanças e incursões pelo ofício etnográfico na Ilha de Cananéia, no Vale do Ribeira, Estado de São Paulo, onde pretendo deixar minhas impressões como caminhante, ou tal como diria Helena P. Blavatsky, Lanu.

E no cais se fez história...

E no cais se fez história...
Das memórias imemoráveis dos moradores mais antigos, perpassando por suas bocas seus "causos", saberes e sabores desta ilha, esta caipira mantêm os olhos abertos e a mente relativizadora para fazer-se instrumento de captura dessas histórias de degredados, índias, sereias e sacis que cruzam esta Mata Atlântica e este estuário. Seja bem-vindo a este espaço onde os mitos e lendas que compõem a oralidade caiçara criam e recriam com seus "causos" que se espalharam para além mar. Prepare-se para encontrar tesouros perdidos, passagens secretas, pois a viagem ao imaginário do ilhéu acabou de começar... _Créditos Fotográficos Bianca Lanu_

10 de fevereiro de 2010

Passo a narrar...

Bianca Lanu


O olhar, o ouvir e o escrever durante o processo empírico configuram-se em questões epistemológicas que condicionam a investigação antropológica, assim esses atos cognitivos de natureza epistêmica logram o saber dessa disciplina da área das Ciências Sociais e Humanas.


Ao passo que o olhar e o ouvir partem da percepção, o escrever está associado ao pensamento, cujo discurso criativo delineia a produção em Antropologia.


O sentido e a significação dos dados colhidos no trabalho-de-campo (fieldwork) são obtidos pelas explicações fornecidas pelos próprios membros da comunidade pesquisada, através da vivência entre eles e de entrevistas realizadas onde o ouvir tem um lado todo especial, desta forma, saber ouvir através de uma conduta relativizadora é de suma importância.


A observação participante, nesta medida, aprofunda as análises etnográficas onde o informante deve ser o interlocutor, bem distinto daqueles descritos por Bronislaw Malinowski, cuja relação não-dialógica permeava tais pesquisas de uma Antropologia iniciante.


Compreender o Outro através de sua ótica, não por nosso olhar com suas formas pré-estabelecidas eis a relativização antropológica.


O trabalho-de-campo, a partir destas considerações, é a experiência subjetiva de cada pesquisador, sendo que a necessidade de pensar na relação entre antropólogo e grupo pesquisado tem sido uma preocupação recente na Antropologia e questionar essa relação é o ponto chave para a construção de etnografias, conceitos e teorias antropológicas.


Nesta medida, a história individual do pesquisador versus o olhar sob o objeto estudado é à base dessa disciplina onde o “Como conhecer?” e “Para que conhecer?” se estruturam em um espaço para discussão constituinte do próprio campo da Antropologia, onde os diários de campo relatam as ambigüidades, angústias e sofrimentos do antropólogo frente ao Outro.


Mergulhar na subjetividade diante do Outro lhe remete ao pressuposto filosófico do “Quem sou eu mesmo?”, “O que significa minha própria cultura?”, “Quem é o selvagem e o civilizado?”, havendo um deslocamento permanente entre a própria identidade, o Eu, e os Outros, redefinindo a própria identidade de mulher, pesquisadora, e não apenas de “cientista neutro e assexuado”, imaginário social existente a respeito da antropóloga viajando sozinha, longe de seus pares e de seu cotidiano.


Nesta perspectiva, cada caminho reflete a forma individual e subjetiva do encontro de si mesmo a partir do encontro com o outro!


O estudo meticuloso dos povos e suas peculiaridades representam uma imensa contribuição ao conhecimento da diversidade sócio-cultural humana, sendo somente após a Segunda Guerra Mundial que se tornaram comuns estudos antropológicos de sociedades modernas.


Portanto, o ofício do antropólogo ou “como ter Anthropological Blues”, parafraseando Roberto DaMatta, requer uma Ciência que passa não só pelos sentidos, mas por um devir constante onde a escolha do informante requer alguém competente em descrever verbalmente seus arredores, sua cultura e a si mesmo, estabelecendo uma simpatia mútua entre etnógrafo e nativo, que são apreendidas e reveladas através da experiência de dar voz àquele que representa seu tempo, seu lugar e seu povo.


_Foto do Coletivo Jovem Caiçara tirada no bairro rural de Santa Maria, em Cananéia/SP, durante a execução do Projeto "Saberes Caiçaras," em 2007, apoiado pelo Programa de Ação Cultural (PAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

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